Conheça as principais rotas de vinhos de Portugal

O enoturismo vem ganhando cada vez mais adeptos com o passar dos anos. Saborear e aproveitar cada rótulo de vinho pode se tornar uma experiência fascinante se combinada com o turismo em vinícolas

Ao conhecer as rotas de vinhos de Portugal, você descobre informações sobre a história e características das regiões e vinícolas produtoras que influenciam vários aspectos da bebida, o que torna a prova dos rótulos mais enriquecedora. 

Para o Mercato di Vino, a degustação de vinhos deve ser tratada como uma experiência. E, para ela ser a melhor possível, descrevemos abaixo 4 das principais rotas de vinhos de Portugal para você aproveitar ao máximo. 

1. Rota do Vinho do Alentejo

A Rota do Vinho do Alentejo estende-se pelas planícies da região, marcadas em sua maioria pelo clima quente. Seu patrimônio natural e cultural é belo, diverso e singular. 

Esses aspectos são explorados em cada minuto da rota, que conta com uma visita especial na Sala de Provas, situada no centro histórico. No local, os visitantes podem conhecer mais sobre enoturismo e recebem uma introdução sobre as diferentes castas e terroirs do Alentejo.

2. Rota da Bairrada

A região da Bairrada encanta seus visitantes pela sua diversidade, riqueza cultural e histórica e suas paisagens exuberantes. A serra e os vinhedos se destacam, e os vinhos lá produzidos são conhecidos por serem de excelente qualidade e diferenciação, principalmente os espumantes. 

A tradição vitivinícola está nas raízes da região, que produz os rótulos mais nobres de Portugal. A rota da Bairrada procura cativar seus visitantes por meio dos 5 sentidos. 

Para conhecer o local, seus vinhos e sua gastronomia, existem 8 roteiros temáticos diferentes, que contam com visitas às caves e adegas, circuitos enoturísticos e cursos sobre as bebidas. 

3. Rota dos Vinhos da Península de Setúbal

A Península de Setúbal é capaz de surpreender qualquer visitante. A rota de vinhos dessa região também explora os 5 sentidos, proporcionando experiências que estimulam o paladar, a visão, o olfato, o tato e a audição.

O mar e as extensas vinhas caracterizam a região conhecida por produzir vinhos de alta complexidade e profundidade. As memórias das gerações são encontradas em todas as vinhas e adegas.

A Casa Mãe dessa rota pode servir como ponto de informação enoturística, central de reservas e loja de vinhos e produtos típicos da Península de Setúbal.

4. Rota do Vinho do Porto

A Rota do Vinho do Porto se estende ao longo do Rio Douro e as montanhas que o cercam. A beleza e singularidade da região conquistam diversos turistas que procuram conhecer as quintas produtoras de vinhos que se dedicam ao enoturismo. 

Nessa rota, é possível participar dos trabalhos vinícolas e até mesmo pernoitar em suas unidades turísticas. A região demarcada é a mais antiga do mundo e se destaca por sua história e qualidade sublime dos vinhos. 

Os rótulos do Porto contêm uma grande riqueza e intensidade de aromas, persistentes, com elevado teor alcoólico.  

Confira outros conteúdos:

Vitivinicultura: como o clima influencia a produção de vinhos

Kit Pares Perfeitos: Seleção de vinhos portugueses para agradar diferentes paladares

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
witter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Carrinho