Peixe só combina com Vinho Branco…. Talvez seja bom rever conceitos?

Vinho Branco combina com peixe e vinho Tinto combina com carne vermelha. Quem nunca ouviu este clichê? Mas, se por acaso tomou isso por verdade, está na hora de rever um pouco os conceitos.

Na verdade, esqueça a cor do vinho e siga alguns conselhos básicos para escolher a  melhor opção – seja branco ou tinto – e que certamente vai harmonizar melhor com seu prato de peixe.

O erro em determinar que peixe só combina com brancos começa pela infinidade de espécies que habitam mares e rios. Uns são gordurosos, outros mais leves; algumas preparações levam poucos temperos, outras são cheias de ingredientes fortes, ácidos, muito aromáticos, que acabam dando uma outra dimensão para o peixe.

Portanto, antes de determinar que peixe combina com vinhos brancos, e pronto, se ligue nos pormenores e nas características de cada prato.

Por exemplo, quando falamos em caldeiradas de peixe, estamos a falar de um prato, em função dos ingredientes, rico em sabores e aromas, intenso e muito aromático. Para pratos deste tipo, são necessários vinhos com boa carga aromática, mas, principalmente, com bom corpo e acidez. Vinhos com graduação alcoólica de 13 ou 14%, com muita fruta, serão uma ótima escolha. Neste caso, além de um branco com madeira, um tinto leve para médio acaba sendo também uma combinação perfeita.

Outra receita de peixe que pede um vinho mais encorpado, são preparos de forno. Neste caso, estamos falando de peixes geralmente preparados com muito azeite, batatas, tomate e especiarias diversas. Um tinto aromático, medianamente intenso e com um volume de boca, cai muito bem para harmonizar com este tipo de prato.

Independentemente do preparo, há alguns casos de peixe que sempre combinarão muito bem com vinhos tintos ou espumantes brutos. É o caso de peixes gordurosos e com muito sabor, como salmão, sardinha e atum. Aceitam muito bem um vinho tinto não demasiado potente ou excessivamente estruturado. Opte por tintos com taninos firmes e com uma temperatura mais reduzida, em torno de 14ºC.

Por ser um peixe gorduroso, salmão combina muito bem com tintos moderados

Para não dizer que os brancos estão esquecidos, quando falamos de um prato com peixes cozidos ao vapor ou ligeiramente grelhados, ai sim, harmonizam muito bem com brancos sem madeira, redondos, sem acidez muito acentuada e sem aromas muito marcantes. Enfim, vinhos jovens vão muito bem nestes casos.

Estes foram apenas alguns exemplos de preparos de peixe que combinam perfeitamente com tintos. Mas há uma infinidade de possibilidade. O segredo é se permitir inovar e experimentar.

Gostou desse artigo? Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
witter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

Fechar Menu
×

Carrinho

Open chat
Powered by